top of page

HAMARTIOLOGIA

Introduzimos nosso breve estudo com a pergunta: O que é Hamartiologia? Hamartiologia é a Doutrina do Pecado. É uma disciplina que faz parte da Teologia Sistemática e se ocupa com a investigação teológica do pecado. O termo é formado por duas palavras gregas: hamartia, “pecado” e logos, “tratado”, “estudo”. A Hamartiologia procura entender a origem, a natureza, a extensão e as consequências do pecado. Além disso, busca compreender de que forma o pecado é transmitido a toda espécie humana e como se opõe aos propósitos de Deus na criação.

 

A Bíblia mostra que sem Deus e a manifestação de Seu amor por meio de Cristo, o homem é incapaz de se salvar. E, o homem não é simplesmente um ser com posição elevada, a coroa da criação (Salmo 8), mas é um ser que tem uma grande necessidade que é a de ser salvo do pecado.

 

HAMARTIOLOGIA.png

Nesta disciplina pretendemos analisar o ensino bíblico sobre o pecado, sua origem bem como seus efeitos sobre o homem e a criação em geral. Vamos verificar que o pecado é um mal moral e um grave problema para a humanidade. Entretanto não se trata de um problema insolúvel para Deus, que providenciou a redenção por meio da expiação pela obra de Cristo desde tempos eternos.

 

O pecado é um mal moral, é um problema grave, mas não deve ser considerado como uma substância ou coisa. Se fosse assim teria sido criado por Deus e teria de ser essencialmente bom. Mas Deus não é o criador do pecado. O que ocorre é que o pecado é o “resultado do livre arbítrio do ser humano” (Eichrodt).

 

À medida que o leitor for acompanhando nossa investigação teológica sobre o pecado poderá visualizar em cada tópico, que o assunto sobre cada sentido de pecado, geralmente terá uma conclusão alusiva à obra salvadora de Deus em Cristo e/ou algumas diretrizes para o viver cristão na vitória sobre o mal.

 

Desta forma, temos como objetivo ir demonstrando, a cada passo, que o pecado é uma tragédia na humanidade, mas Deus por seu infinito amor e graça não nos deixou nesta situação. Quando falamos do pecado temos a sensação de que estamos num buraco fundo e escuro, por isso é bom sempre ir lembrando que todo aquele que crê em Jesus já saiu desse “buraco”. E quem ainda deseja sair, a receita é crer em Jesus (At 16.31). Glória a Deus por isso!

 

Mesmo assim, nosso último capítulo trata da resposta divina para o pecado, no qual visualizaremos a resposta de Deus, provisória no Antigo Testamento e definitiva no Novo Testamento. E poderemos chegar à conclusão de que o amor de Deus por nós é infinitamente maior do que nosso entendimento pode alcançar (Rm 5.8).  

bottom of page